Notícias


ÉPOCA 2014 
SUB-23 MASCULINO


31 de agosto de 2014
XCO CABRIL 2014 
No Domingo foi dia de voltar à competição. Depois de mais um mês de paragem sem provas alinhei pelo terceiro ano consecutivo num circuito que estava diferente em relação aos anos anteriores mas para melhor, técnico e duro, com subidas curtas mas super inclinadas, descidas brutais e onde tínhamos ainda um salto e uma rock garden estando todas as condições reunidas para ser um dos circuitos de cross que me deu mais gozo fazer.
Desde já os meus parabéns a todos os membros da organização pelo excelente trabalho que tem realizado ao longo destes 3 anos.
Arranquei e desde a primeira volta senti a falta de ritmo que já era de contar, contudo, consegui posicionar-me na frente da corrida e aí fiquei até ao final, tendo sempre gerido o meu esforço em função dos outros atletas.
O meu obrigado a todos pelo apoio, que nunca faltou ao longo de toda a corrida, à minha equipa Clube BTT SEIA, um obrigado especial à minha família e à minha namorada por sempre me ajudarem, e como não podia deixar de ser um obrigado a todos os meus patrocinadores:
Vismacon e visogessos

 

16 de julho de 2014
CAMPEONATO NACIONAL XCO 2014 

No passado fim-de-semana teve lugar em Porto D’Ave (Póvoa de Lanhoso) o campeonato nacional, num circuito onde eu já tinha estado no fim-de-semana anterior na prova do Regional do Minho, prova essa onde tive de desistir a meio da corrida por más sensações que já me tem acompanhado desde a última prova da Taça de Portugal em Belas.
Arranquei bem e nas 3 primeiras voltas consegui ter sensações mais ou menos e estar bem classificado dentro do top 5, mas a partir daí comecei a ter sensações péssimas onde as elevadas temperaturas não ajudaram, e só conseguir terminar mesmo com muito esforço, tendo passado a linha de meta em grande dificuldades e como fui perdendo muitas posições não consegui melhor do que o 12º lugar em sub-23.
Neste momento não é só o corpo que anda cansado e que precisa de descanso a cabeça também anda, é preciso ter os dois nas melhores condições o que não me permitido pela falta de tempo que a universidade me tira.
Tudo indica para uma virose, mas já estou a ser tratado. Agora resta-me deixar a bicicleta de parte uns dias, fazer tudo à risca e esperar que consiga recuperar a 100% em breve para conseguir dar o meu melhor, pois esta época ainda não terminou e eu esperado que seja só uma fase menos boa
Obrigado a todos aqueles que me acompanham e que estão sempre comigo, à minha namorada, família, amigos, equipa, e aos meus patrocinadores porque sem eles nada disto era possível:
Vismacon e Visogessos
 

23 de junho de 2014
Taça de Portugal XCO#4 - Belas 
Prova de categoria C2, que se apresentava com um circuito duro e com uma descida perigosa, o mau tempo no domingo veio modificar as condições do terreno e dificultar ainda mais a tarefa.
Partia com o objetivo de fazer uma boa classificação à geral, mas sabia que ia ter muita concorrência não só nacional mas também internacional.
O arranque não foi muito bom, e a juntar a isso tive uma queda logo na 1ª volta que fez com que me saltasse a corrente, a partir daí fui ganhando posições volta a volta e as boas sensações iam aparecendo gradualmente.
Soube nas últimas voltas que ia em 14º elite e 5º sub-23, lugar que tentei aguentar até ao fim da corrida mas que perdi nos últimos metros, pois tinha um grupo perseguidor de 4 elementos e só consegui ficar em 17º elites e 6ºsub-23, devido a uma quebra física na entrada para a última volta.

Obrigado a todos aqueles que estão sempre comigo e que puxaram por mim ao longo do circuito,à minha equipa Clube BTT SEIA,namorada, família, amigos 
Agradecimento especial a todos os meus patrocinadores por todo o apoio: Acupunctura - Pedro VazSTAR BALMVismaconFFitness Health Club Viseu, Visogessos
Agora é continuar a trabalhar para os futuros objetivos 






16 de junho de 2014 
URBAN RACE 2014 
No Sábado decidi alinhar pelo segundo ano consecutivo nas 3 horas de Resistência Urban Race2 - Mangualde.
Participei novamente em dupla masculina, desta vez com o profissional Japonês Toki Sawada, tendo sido uma ótima experiência que espero repetir 

O circuito estava diferente em relação ao ano passado em algumas zonas, principalmente no mato com uns single tracks bem divertidos.
Na primeira volta arrancou o Toki e depois fomos fazendo volta a volta e conseguimos terminar as 3 horas com a vitória e com mais uma volta do que os restantes atletas. 
Consegui alcançar também a volta mais rápida, o que foi um bom teste para o que se avizinha.
Muito obrigado a todos aqueles que me apoiaram ao longo de toda a prova, à minha família, namorada, equipa, ao Victor Tomaz e em principal aos meus patrocinadores que estão sempre comigo 






19 de Maio de 2014
3ª Prova Taça de Portugal XCO - Fundão
Circuito duro e para complicar o calor que se fez sentir tornou tudo ainda mais desgastante.
Não tive um arranque muito bom e logo a meio da primeira volta apercebi-me que tinha o clip na sapatilha desapertado e tive de fazer 1 volta com o pé solto até chegar à zona de abastecimento e conseguir resolver este problema que me fez perder logo algum tempo. Tentei a partir desse instante recuperar o mais rápido possível e aumentar o meu ritmo quando comecei derivado à queda que tive no fim-de-semana passado a sentir falta de força na perna direita e tive de dar tudo até ao fim para conseguir terminar a prova, tendo chegado à meta em grande dificuldades e com dores muito fortes na zona do joelho, ainda assim andei sempre perto do top 15 mas acabei por ficar em 18 elite e 8 sub-23, agora a minha prioridade é recuperar a 100% para os desafios futuros.


A todos aqueles que acreditam em mim e estão sempre comigo o meu muito obrigado, equipa, namorada, família, patrocinadores:
-Vissogessos e Vismacon
A minha Equipa Clube BTT SEIA alcançou o 2º lugar por equipas, por isso estamos de parabéns 



6 de abril de 2014 
3ªEtapa Up and Down Viseu
Resolvi participar à última da hora na 3ª Etapa do Up and Down em Viseu. O meu grande objetivo era aproveitar o facto de ser um contra-relógio individual para impor um elevado ritmo ao meu organismo, treinando-o assim para os meus objetivos que se avizinham, e porque gosto deste tipo de provas.
Como não participei em nenhuma das etapas anteriores foi dos últimos a ser chamado, arrancando depois de mais de 200 atletas. O percurso tinha cerca de 16 km com alguma técnica, que se veio a agravar com à lama.
As boas sensações predominaram ao longo do percurso alcançando a vitoria à geral na meia-maratona, mesmo tendo tido a dificuldade de ter de passar mais de 50 atletas o que se tornou uma tarefa difícil em algumas zonas do percurso. Destacando ainda o facto de que o nível desta prova é sempre elevado.
Obrigado a todos os que me apoiaram, equipa, patrocínios, família, namorada, porque para mim é sempre bom correr em casa 


Patrocínios:





31 de Março de 2014

Prova Taça de Portugal XCO#1 em Marrazes

No sábado foi dia de reconhecimento num circuito rápido com descidas curtas e subidas explosivas do qual gostei bastante, porém estava com algum receio pois nos últimos dias estive com uma virose no estomago e não sabia como o meu organismo ia responder.

No domingo e com a chuva a cair toda a manhã fez com que o circuito ficasse cheio de lama o que não me favorece, contudo chegou a hora da corrida e no arranque conseguir arrancar mais ou menos bem. Tentei manter o meu ritmo constante para não ter nenhuma quebra, e foi quando as boas sensações começaram a surgir e consegui acelerar na últimas voltas da corrida, e dando tudo até ao final, conseguindo alcançar um 3º lugar a sub-23 que me deixa muito feliz e satisfeito.

Esta conquista não é só minha mas sim de todos aqueles que estão sempre comigo e que sempre acreditaram em mim, o meu obrigado aos meus patrocinadores, equipa, família, namorada, pois sem eles nada disto era possível.
A todos, OBRIGADO!
Agora é continuar a trabalhar para a próxima prova 



23 Março de 2014

OPEN DE ESPAÑA XCO – VALLADOLID

Faz hoje uma semana que realizei a minha primeira prova internacional no país vizinho, sendo também a primeira de XCO nesta época desportiva.
Quis alinhar com o principal objetivo de ver como me sentia, visto não ter ritmo competitivo e aproveitar a experiência de puder correr ao lado de grandes atletas profissionais na modalidade.

Sabia à partida que não ia ter uma tarefa fácil pela frente, e logo no sábado as coisas começaram da pior forma quando a fazer o reconhecimento tive uma queda que me deixou mal tratado no ombro e na perna (principalmente na zona do joelho).

No domingo a demora na chamada de 45 minutos fez com que o aquecimento e alimentação ficassem para trás, a juntar a isso ter partido da última fila tornou a minha missão ainda mais complicada.
Arranquei e as sensações inicias foram boas conseguindo nas duas primeiras voltas passar muitos atletas, mas vim a pagar depois os esforço das primeiras voltas, tendo acabado em 27º lugar sub-23, lugar que podia ter sido muito melhor, mas ainda estou no início da época e ainda há muita prova pela frente.
Valeu pela experiência e pelo convívio destes 3 dias, onde quero agradecer desde já ao Victor Tomaz por me ter proporcionado esta oportunidade, não podia deixar de agradecer também a todos que mesmo longe estiveram sempre comigo, namorada, família, amigos e aos meus patrocinadores:


26 de Janeiro de 2014 

III RESISTENCIA LIMIANA 


Hoje participei na minha primeira prova da época de 2014, a convite do meu amigo Tiago Amorim alinhei em dupla na Resistência Limiana.
Num circuito muito rolante, e o facto de termos arrancado com todos os atletas de solo à nossa frente, fez com que tivéssemos de fazer uma corrida de trás para a frente, fomos melhorando volta a volta e uma boa visão da corrida fez com que na última prova assumíssemos a liderança e vencêssemos assim a corrida.
Saio desta prova com a certeza de dever cumprido, onde as boas sensações predominaram, mas sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer...
Um obrigado a todos aqueles nos apoiaram, à minha equipa Clube BTT SEIA, aos meus patrocinadores, família e namorada, e em especial ao meu amigo Tiago Amorim, pela estadia e por este fim-de-semana muito agradável, onde a minha irmã Ana Tomás alcançou o 3º lugar a solo feminino, espero puder repetir esta experiência 
Obrigado ao fotografo Eduardo Campos pela foto!


ÉPOCA 2013 
SUB - 23 MASCULINO

5ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL  

Ontem alinhei na última prova da taça, num percurso duro com subidas duras e descidas com alguma técnica.

Mesmo tendo arrancado cá para trás, no start lop consegui recuperar bastantes posições e andei até ao meio da corrida sempre entre o top 7, quando depois sofri uma quebra física que me impediu de seguir dentro do grupo onde ia, onde até ao final perdi algumas posições terminando em 15º à geral e 5º sub-23. No campeonato Regional da Beira Interior que também se realizou ontem, alcançei o 2º lugar na minha categoria, sub-23. Queria mais, mas agora já só penso na preparação da época de 2014  Um obrigado a todos os que me apoiaram ao longo de toda a época, à minha equipa Clube BTT SEIA, aos meus patrocinadores, à melhor namorada do mundo e à minha família e amigos!





INDO EU BTT 2013:
Este fim-de-semana corri em casa onde participei nesta prova de dois dias onde no sábado fiz as 6h horas de resistência numa equipa de 4 elementos, equipa constituída por mim, pela minha irmã Ana Tomás, e pelos meus amigos Tiago Amorim e Gonçalo Santos num circuito com cerca de 6 km a passar pela zona histórica da minha cidade e no domingo tínhamos pela frente uma meia maratona com cerca de 40 km.
No sábado a minha equipa tinha como principal objectivo disputar a corrida pois as características do circuito encaixavam-se em todos os membros visto que somos atletas de XCO e conseguimos volta a pós volta ganhar uma margem confortável que se manteve até ao final do dia e nos permitiu chegar ao fim das 6h em 1º.
No Domingo queríamos manter a liderança, por isso todos demos o nosso melhor e onde eu consegui a vitória na geral masculina, e onde o Tiago e o Gonçalo conseguiram também excelentes resultados na geral e a minha irmã alcançou a vitória na geral feminina.
Estamos todos de parabéns e foi sem dúvida um bom teste para o Fundão!
Um obrigado a todas as pessoas que nos apoiaram ao longo do fim de semana, à minha equipa Clube BTT SEIA, aos meus patrocinadores, à minha namorada e à minha família.  












1ª MARATONA BTT DE LISBOA - VODAFONE BIKE DAY

De regresso a casa depois de chegar da capital, onde a convite do grande campeão José Silva participei na meia maratona, onde o percurso era ao meu gosto, com aprox. 43 km, com um sobe e desce constante e bastante single tracks.
Como arrancamos juntos com os atletas da maratona e visto que estavam presentes alguns do melhores atletas nacionais da vertente tinha como principal objectivo tentar acompanha-los para não perder a frente da corrida. Andei praticamente sempre no top 5 à geral até à divisória para a meia maratona, e por essa altura o fosso para os atletas da meia maratona que me perseguiam já era confortável.
Acabei assim por vencer a meia maratona, o que me deixa bastante satisfeito visto que foi um evento de enorme dimensão mesmo sendo a sua 1ª edição, onde espero repetir para o ano.
Os meus parabéns a todos os envolvidos neste projecto, que ao meu ver estava muito bem organizado!
Um obrigado a todos os que me apoiaram, às palavras de apoio e 
incentivo durante toda a prova e no final, à minha equipa Clube BTT SEIA que é a melhor , à PaCto, à minha família e namorada e mais uma vez ao José Silva por me ter proporcionado esta experiência, agradeço também já a dois dos meus patrocinadores da prova época de 2014 que são a Vismacon e a Visogessos!
Abraços...



CAMPEONATO NACIONAL DE MEIA MARATONA
Participei hoje no Campeonato Nacional de Meia Maratona, onde apesar das características do percurso não serem as que mais me favoreciam, parti confiante num bom resultado.
Mesmo assim, arranquei bem e forte onde andei no grupo onde se disputava o pódio de sub-23, as sensações eram as melhores onde fazia a gestão das minhas forças quando aos 17 km um pau me bateu e me danificou as mudanças traseiras, tentei reparar as mudanças mas isso não foi possível e tive de fazer o restante percurso com as mudanças altas o que me impedia de rolar ao ritmo que queria, e visto que era uma prova muito rolante só consegui alcançar o 4º lugar a sub-23, quando fiz de tudo para me chegar mais à frente ficando a 1min e 20seg do pódio.
Contudo, senti-me muito bem fisicamente o que só me pode deixar contente e com mais motivação para os meus objectivos futuros, pois os azares acontecerem mas o trabalho e perseverança são superiores a tudo!
Obrigado a todos os que estão sempre comigo....




XCO CABRIL 2013 

Hoje fui até ao Cabril tentar repetir o feito do ano anterior onde tinha alcançado a vitória. Num circuito mesmo ao meu gosto, com algumas alterações em relação ao do ano passado, agora com subidas ainda mais duras e com descidas rápidas e técnicas estando mesmo um circuito de cross.
Arranquei e desde o início me posicionei na frente, visto que fiquei isolado após a queda a meio da primeira volta do Rafael Lopes, numa altura que já vínhamos sozinhos na parte dianteira da prova, desde aí fui gerindo sempre confortavelmente as minhas forças, e acabei por aumentar o meu ritmo nas últimas 2 voltas tendo alcançado na minha 4ª volta a volta mais rápida e tendo vencido a corrida à geral.
Os meus parabéns a toda organização pela excelente prova, que ainda conseguiu superar as elevadas expectativas do ano anterior, onde tinham todas as condições reunidas para um espectáculo de alto nível, e espero para o ano voltar lá.
Um obrigado a todas as pessoas que me apoiaram ao longo de prova e que eram muitas, um obrigada à minha equipa Clube BTT SEIA, à PaCto, à minha namorada, à minha família e à família dela que se deslocou em peso para me apoiar... 


4H de RESISTÊNCIA BESELGA 

Ontem alinhei nas 4h de resistência em Beselga com o meu grande amigo Luís Sousa em dupla, num circuito com cerca de 10 km que era bastante técnico, duro e divertido. Realizei eu a primeira volta onde obtive assim a volta mais rápida e onde no final recebi um prémio a simbolizar essa mesma conquista. Geri sempre a corrida com o meu colega onde acabamos por ser os mais rápidos à geral e em dupla masculina.
Os meus parabéns à organização! 


Campeonato Nacional de XCM 


Realizei no Domingo o meu primeiro Campeonato Nacional de Maratonas de XCM em Aveiro, prova onde me alinhei com o principal intuito de ajudar a minha equipa a pontuar. Apesar de não ter muita preparação física para este tipo de prova de resistência, pois andei a preparar-me para aquele que era o meu grande objectivo que foi o nacional de XCO que acabou por não me correr como esperava. 
Em relação à prova, tinha 110 km e perto de 2800 de acumulado.
Senti-me bem praticamente durante todo o percurso, só tendo tido uma quebra entre os 40 e os 60 km, voltando depois a sentir-me bem e alcançando assim o 16o lugar em absolutos e o 2o lugar em sub-23. 
Um agradecimento especial a todos os que apoiaram ao longo do percurso e a todas as pessoas que no facebook me felicitaram e me deram incentivo. Não posso também deixar de agradecer à minha equipa Clube BTT SEIA, à Pacto, à minha família e amigos e em especial à minha namorada.


CAMPEONATO NACIONAL DE XCO E XCR

Teve lugar este fim-de-semana em Tougues, (Vila do Conde) o Campeonato Nacional de XCO. No Sábado alinhei na minha primeira prova de Team Raley, com os meus colegas de equipa Diogo Casaca, Ana Tomás e Davide Machado, e onde num circuito com cerca de 1,2 km nos sagrados vice-campeões nacionais, um resultado que só tem de nos deixar orgulhosos! No domingo, tinha o meu principal objectivo que era fazer a melhor classificação possível em sub-23, depois do 5º lugar conseguido o ano passado. 
Conseguia ir nas primeiras posições quando na segunda volta tive uma queda feia onde fiquei magoado no braço direito, principalmente na zona do ombro, tentei ainda continuar em prova mais uma volta, mas as dores foram-se agravando, até não ter força no braço e ver-me assim obrigado a desistir da corrida. 

Não era o que esperava, contudo não vou baixar os braços, pois tenho de pensar nas próximas provas...

Um obrigado gigante a todos aqueles que estão sempre comigo, equipa Clube BTT SEIA, Pacto, família, e em especial à minha namorada.


Urban Race Mangualde

Ontem foi dia de experimentar um conceito novo e realizar o primeiro evento Urban Race em Mangualde, prova organizada pela equipa Azuribike Mangualde Team. Participei em dupla com o meu colega de equipa Francisco Garcia,como preparação para os meus objectivos que se avizinham, onde no decorrer da corrida as boas sensações predominaram do nosso lado e ao fim de 4h de resistência alcançamos o 1º lugar com um total de 17 voltas. 
Um obrigado a todas as pessoas que nos apoiaram ao longo da prova, à minha equipa Clube BTT SEIA, à Pacto, à minha namorada e família. 
Boas pedaladas...


4ª Etapa do Up and Down

Realizei em Gouveia a 4ª etapa, prova com muito acumulado e com bastante técnica, desde já os meus parabéns à organização. Arranquei bem e andei na frente da corrida até aos 15 km, onde no fim de uma descida técnica sofri uma avaria mecânica, que fez com que perde-se alguns minutos, até conseguir regressar à prova.
Visto que esta paragem me fez perder algumas posições, a partir daí esforçei-me imenso para chegar à frente da corrida mas não fui além de um 5º lugar.
Encontro-me agora em 2º à geral no campeonato e 1º em sub-23.
Obrigado a todas as pessoas, à minha equipa Clube BTT SEIA, à Pacto, à minha família e namorada por todo o apoio. 



4ª Prova da Taça de Portugal de XCO

Parti até Oliveira de Azeméis neste fim-de-semana para realizar a 4ª prova da taça de Portugal de XCO. Circuito muito explosivo e rápido, com bastante técnica e com algumas subidas duras. O que veio dificultar e muito foram as elevadas temperaturas que este ano ainda poucos se fizeram sentir, que tornaram o circuito de uma exigência física muito grande. Em relação à corrida propriamente dita, parti bem no início encontrando-me no top 10 geral à geral nas primeiras 2 voltas, a partir daí tive uma quebra física onde fui perdendo algumas posições, só na última volta e meia é que me voltei a sentir a 100 % e acabei assim na 15ª posição à geral, e 7º sub-23, é óbvio que qualquer atleta ambiciona sempre mais e eu trabalho para alcançar sempre resultados melhores, agora é continuar a trabalhar!
Um obrigado a todos os que me apoiaram ao longo de todo o circuito, pelas palavras de motivação, à Pacto, à minha equipa Clube BTT SEIA, à minha família, e em especial à minha namorada que tem sido incansável.




3ª Prova Taça de Portugal de XCO 






Este fim de semana teve lugar em Torres Vedras (Cucos) a 3ª prova da taça de Portugal, que não me correu como o previsto. Apesar de ter um tipo de circuito que me agradava, o meu organismo não correspondeu com as melhores sensações, pois não seguia responder aos que as minhas pernas pediam. Fiz 17º à geral, e 8º a sub-23. Agora vou continuar a trabalhar, e esperar que tenha sido só um dia não.


Ainda assim não podia de deixar de agradecer a todos os que acreditam em mim e me apoiaram, bem como à minha equipa e à Pacto.





3ª Etapa do Up and Down





Realizou-se em Tarouca a 3ª etapa do Up and Down, com 42 km e um acumulado de 1020m. Prova com algumas subidas ao meu gosto, dando sempre para impor o meu ritmo, perto dos últimos quilómetros ainda tive uma queda que me fez perder uns segundos, mas consegui ganhar a prova com tempo de 1h:48:51, estando assim em primeiro tanto no campeonato com no meu escalão sub-23.

Quero agradecer à minha equipa, à pacto,à minha namorada pelo apoio incansável, à minha família, amigos, e a todos aqueles que de uma maneira ou de outra me apoiaram. Quero também deixar os meus parabéns à organização. 

















2ª Prova da Taça de Portugal Rio de Mouro 






Prova de categoria C1 onde estavam presentes um elevado número de atletas estrangeiros com grande nível. Depois de uma prova menos conseguida na 1ª prova da Taça, esta com um circuito mais adequado as minhas características, pois tinha um circuito duro e com muita técnica, consegui o 20º lugar à geral, sendo o 11º sub-23.
Foi um balanço positivo, agora é continuar a trabalhar. Um agradecimento à minha equipa Clube BTT SEIA e aos meus colegas de equipa, em especial ao Paulo Remígio pelas fotos, e pelo apoio ao longa da prova, à Pacto, à minha família, à minha namorada por todo o apoio e dedicação que tem tido comigo, e a todas pessoas que de me uma forma ou outra me apoiaram...
















 2ª Maratona de XCM na Mêda



Realizei ontem a 2ª Maratona de XCM na Mêda, sendo a minha primeira Maratona do ano, onde parti na Box 8, ficando mesmo na parte de trás da corrida o que não veio a ser muito vantajoso, tendo de me desgastar imenso desde o início para me ir colocando o melhor que conseguia. A prova não tinha o tipo de circuito que mais me agrada, pois era muito rolante, e como não sou um atleta pesado, era difícil para mim rolar ao nível que queria, mesmo assim parti com o objetivo de dar o meu melhor sem nenhuma meta definida, pois ainda não tenho ritmo para este tipo de provas e porque me centralizo no XCO. Consegui ainda assim alcançar o 2º lugar em sub-23 e 27º a Elites, o que me deixa satisfeito mas com vontade de melhorar e evoluir, pois é para isso que tenho trabalhado todos os dias, mesmo depois das lesões que me tem assombrado nas minhas últimas épocas eu não vou desistir de fazer aquilo que me faz feliz, pois eu tenho-me entregado de corpo e alma a esta modalidade, agora é esperar por melhores resultados… 
 Resta-me agradecer a todas as pessoas que me apoiam pois sem eles eu não iria conseguir fazer aquilo que gosto desta maneira, bem como à minha equipa, à Pacto, à minha namorada e família por tudo o que fazem por mim.






1ª Prova Up and Down 


Realizou-se em Seia, a 1ª prova do Up and Down, prova organizada pela minha equipa e com um circuito muito exigente de aprox. 45 km. Participei na meia maratona, com o objetivo de dignificar as cores da minha equipa, apesar de não ter estado nas melhores condições físicas consegui o 3º lugar à geral e 1º sub-23. Quero aproveitar para dar os parabéns ao meu colega de equipa Paulo Serra pela Vitória.  



XCO Internacional Vale de Rans




Alinhei no XCO Internacional em Vale de Rans, com 7 voltas era um circuito muito longo e duro, participei porque queria ver principalmente a reacção do meu corpo no 1º XCO da época e criar ritmo para as taças de Portugal que se avizinham.
O que não ajudou foi ter partido na última fila da corrida em (elites/sub-23), não servindo isso de desculpa mas acabando por me degastar imenso para tentar chegar à frente da corrida, acabando assim em 10º classificado à geral.
Um obrigado à Pacto, à minha grande equipa, à minha família e namorada e a todas as pessoas que me apoiaram ao longo do circuito.
  




Resumo dos Campeonatos nacionais XCO e Rampa 2010
Após ter dado a conhecer o resumo da minha época na taça de Portugal, chega a vez de fazer o mesmo mas sobre os campeonatos nacionais de XCO e de rampa.

Campeonato Nacional XCO – Seia

Já tinha passado quase um mês desde que disputei a última prova da taça de Portugal realizada em Tábua e que me correu tão mal. Durante este tempo tive de deixar de treinar e seguir um plano médico intensíssimo. Sentia-me confiante, mas consciente de que ainda não me encontrava completamente em forma.
Durante quase toda a prova andei na perseguição do atleta que se encontrava na frente da corrida; na última volta, fui novamente traído pela corrente e tive de parar. Perdi o 2º lugar, tentando reconquista-lo na última volta. Contudo, não consegui e fiquei em 3º lugar. Fiquei muito contente, pois foi uma grande classificação face aos problemas que enfrentava.
 

.
Campeonato Nacional de Rampa  - Manteigas
Última prova da época para mim. Sentia-me muito forte e motivado para tentar revalidar o título de Campeão Nacional que tinha conquistado na época passada. Procurei que os constantes atrasos e confusões que se verificaram antes da minha partida não me afectassem psicologicamente. Concentrei-me e fiz a minha prova em busca do meu segundo título, que não viria a conquistar pois fiz o 2º melhor tempo. Mas para mim a minha maior vitória foi que pela primeira vez nesta época consegui bater a minha mais directa “concorrência”, o Campeão Nacional de XCO e o Vencedor da Taça de Portugal.




Também fiquei feliz por a minha irmã ter conquistado o título em cadetes femininos. Título este que foi fruto de todo o seu trabalho durante toda a época de 2010.


 

 

 

 

 

 

Resumo das provas da Taça de Portugal XCO

Antes demais peço desculpa por a falta de noticias. Irei aqui resumir a minha época com as provas da Taça de Portugal-XCO 2010, em seguida postarei aqui as minhas provas do nacional de XCO e de rampa.

1ª Prova
Tal como aconteceu nos anos anteriores, a primeira prova da taça de Portugal decorreu em Castro Marim. Embora seja uma prova muito técnica, como é do meu gosto, a temperatura elevada que aí se fazia sentir, foi um dos entraves a uma boa prestação. A diferença de temperatura a que estava habituado a treinar e a competir era bem diferente da que encontrei no Algarve e ressenti-me muito. Aliado a tudo isto tive um problema com a alimentação antes da prova. A minha prestação não foi a desejada e fiquei em 10º lugar.

2ª Prova
A segunda prova do calendário realizou-se na Póvoa de Lanhoso, no bonito parque de Diverlanhoso. Eu não conhecia este circuito, mas a presença de atletas Espanhóis com quem já tinha corrido no ano anterior em Ribeira de Pena, motivou-me bastante para que conseguisse fazer uma boa prestação. Como choveu muito na tarde e noite de sábado, o percurso estava bastante enlameado e cheio de poças de água. Embora a supremacia dos Espanhóis se tivesse notado desde o início da corrida, segui sempre no grupo perseguidor até à última volta onde tive problemas com a corrente e tive de parar, perdendo muito tempo. A cerca de 1Km da meta alcancei os colegas que me tinham ultrapassado aquando da minha avaria, mas não os consegui vencer ao sprint, acabando na 7ºposição.

3ª Prova
A terceira prova do calendário realizou-se em Moreira de Cónegos, num circuito conhecido de anos anteriores e muito técnico. Os meus azares começaram no reconhecimento à prova, quando a fazer um drop, empenei umas rodas novinhas. Os azares continuaram no dia da prova, pois tive problemas com a transmissão. A nível físico também não me senti muito bem, o que me levou a pensar que algo estava menos bem comigo e que deveria consultar um médico de medicina desportiva. Obtive o 10ºlugar.

4ª prova
A quarta prova realizou-se no circuito de Rio de Mouro. No ano anterior e nesse mesmo circuito, tive o azar de cair no meio da prova na altura em que disputava os primeiros lugares do campeonato nacional. Não cheguei a completá-la pois tive de receber assistência médica no Hospital Amadora Sintra. Este ano estava muito motivado e confiante na obtenção de uma boa classificação. Na primeira volta tudo corria bem e encontrava-me na 4ª posição. Na entrada para a segunda volta, a minha corrente enrolou-se na pedaleira o que me levou à box para solucionar o problema. Retomei a corrida ao fim de dez minutos, mas depressa verifiquei que a força exercida para tirar a corrente tinha danificado o sistema de mudanças, tendo sido forçado a desistir no final da segunda volta.

5ª prova
A quinta e última prova realizou-se na cidade de Tábua. Nesta época e como já não me andava a sentir bem fisicamente sempre que treinava ou realizava uma prova, consultei um médico de medicina desportiva. Após vários exames médicos, chegou-se à conclusão que estava a pagar a factura de treinar muito e ter tido pouco descanso na época anterior. Aliado a todos estes problemas tinha-me sido diagnosticado, dois dias antes, uma otite hemorrágica que me debilitou ainda mais. Senti-me fraco, sem forças e quase a desfalecer, custando-me muito chegar ao final. Fiquei em 20º lugar.


Apresentação da Selecção Nacional/Liberty Seguros 23-03-2010

Equipa Nacional

Decorreu hoje no magnifico velodromo Nacional, em Sangalhos-Anadia, a apresentação oficial da Selecção Nacional/Liberty Seguros.
Cento e dezasseis corredores, dos vários escalões e disciplinas do ciclismo compõem a equipa nacional.
Estou muito orgulhoso e feliz por fazer parte deste lote de atletas. É o resultado do meu trabalho que vejo aqui recompensado.
Esta chamada à selecção veio dar-me mais força e motivação para continuar a lutar por os meus objectivos.
Faço parte da selecção de juniores na modalidade de XCO-Cross country olimpico.

Selecção Nacional de Juniores:

Seleccionador: Pedro Vigário

Paulo Cepa        PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos
Fábio Tomás        BTT Seia
Rodrigo Gomes        Team Bike Zone/Quintajenense
José Gaspar        SM Maria da Fonte – Geominho
Fábio Ribeiro        Candibyke-Montemozinho-Metal Trigueira

Foto: João Fonseca/UVP-FPC

2ª prova do campeonato inter-regional (zona A) de XCO-Celeirós 21-02-2010

--> -->Esta prova desenrolou-se num circuito muito rolante, com duas subidas bem puxadas a fazer a diferença de andamentos.
Achei o circuito muito bem organizado. Com descidas muito rápidas e alguns single tracks difíceis de ultrapassar, além de muito estreitos tinham também alguma lama.
Na primeira volta andei na frente, mas o Paulo Cepa estava muito forte a rolar. Isso viu-se durante a prova acabando por me ultrapassar.
Não baixei os braços, tentei sempre regressar ao primeiro lugar. Geri bem a prova acabando esta em segundo lugar com a perda de 2 min. para o Paulo.
Agora vou continuar a trabalhar dia após dia para em próximas provas poder mostrar mais um pouco do meu potencial.
 

















1º Estágio selecção nacional em 2010






No dia 12 de Fevereiro iniciou-se o estágio da selecção nacional de BTT, que durou até ao dia 15 de Fevereiro.
Foi a primeira vez a que fui a um estágio destes e gostei imenso.
Pessoal do grupo muito porreiro, começando na própria equipa técnica e acabando nos meus amigos de equipa.
No Sábado fizemos testes no Velódromo, foi a minha primeira experiência e adorei.
No domingo estivemos presentes no Regional de Águeda, no qual fiquei em 4º lugar. O regional não me correu como eu queria mas no próximo espero já conseguir melhor resultado.









 
-->
-->

1º Campeonato Nacional de Rampa - BTT

-->
Decorreu hoje, 20 de Setembro, em Manteigas o 1º Campeonato Nacional de Rampa - BTT.
A prova tinha inicio no centro de Manteigas, cota de 780 metros, terminando junto da Casa da Carvalheira, numa cota de 1.200 metros.
O percurso da prova tinha 2.9 kms de extensão com um acumulado ascendente de +/- 420 metros.
O inicio da prova era feito numa calçada, bem conservada até aos dias de hoje, seguindo depois com uma mata envolvente…lindo!
Ataquei  forte de inicio, pois queria trazer para casa a camisola de campeão nacional, senti-me bem física e psicologicamente o que me ajudou a conseguir os objectivos.
Fiz o percurso em 00:19:32 sagrando-me assim o 1º Campeão Nacional de rampa no meu escalão.

 
 





XCO# 1 Castro Marim 







No dia 1 de Março de realizou-se em Castro Marim a primeira prova da Taça de Portugal de XCO.
Era um circuito com cerca de 6 km, com poucas subidas, um terreno muito duro, um percurso onde era preciso muita técnica.
A prova correu bem, embora na semana anterior à prova tivesse caído e estava doente , com uma constipação, mas consegui fazer 3º lugar.


  











Gea Pro Turcifal Mountain X-Bike




No dia 15 de Março, de 2009, realizou-se a primeira prova do Troféu Gea Pro, Mountain X-Bike no Turcifal.
Era um circuito com cerca de 7 km onde cinco dos quais eram subidas com um grau de dificuldade muito elevado, e com descidas, algumas partes em single-track onde exigiam uma elevada técnica e aptidão física.
Fiz um bom arranque o que me permitiu controlar a frente da prova desde o primeiro minuto
até ao final. Consegui fazer o mais alto lugar no pódio com uma segura vantagem de cerca de dois minutos, o que me permitiu a vitória nesta prova.





24 horas BTT de Viseu
Entrevista à ViseuTv.